top of page

Quer abrir uma franquia em shopping? Fique atento a essas dicas.





Frequentar Shopping Centers faz parte da rotina de muitos brasileiros. Seja para compras, alimentação ou lazer, esses centros comerciais atraem consumidores de diversos perfis em busca de comodidade e segurança.

De olho nesse público, empreendedores em franquias procuram os Shopping Centers para abrir seus negócios.

Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Brasil possui 601 Shopping com média mensal de 341 milhões de visitantes e o setor movimenta R$ 128 bilhões. A Abrasce prevê, que até o final de 2022 haverá a abertura de mais 13 novos shoppings em todo o País.

Esses centros comerciais são bastante atrativos, mas antes de abrir seu comércio, é fundamental entender as vantagens e desvantagens das franquias em Shoppings.

Vantagens

- Localização: Normalmente os Shoppings estão bem localizados, possibilitando o fácil acesso aos consumidores, tanto os que vão de carro, a pé ou utilizando transportes públicos.

- Variedade: São muitas, as variedades de loja em um único lugar. Essa diversidade de lojas atraem muitos clientes, levando o consumidor de determinada loja, conhecer e acabar se tornando consumidor também de outros estabelecimentos, amentando a visibilidade de modo geral.

- Ambiente: O ambiente limpo, agradavél e seguro é um atrativo para os consumidores. Estar em um local que possibilita comprar, se alimentar e ter entretenimento em um mesmo ambiente é conveniente para o público.

Desvantagens

- Aluguel: O alto custo do aluguel e taxas de publicidade

- Funcionários: É necessário funcionários suficientes para as escalas de trabalho, levando em conta que os Shoppings abrem todos os dias, normalmente as 10hs às 22hs. A equipe de funcionários também precisa e uma maior preparação para aproveitar as ações sazonais.

- Negociação: Não costuma haver muita negociação com relação aos contratos.

- Projeto: As lojas de Shopping requer um projeto arquitetônico mais elaborado.





Considerar

Antes de investir, avalie as contas e participe da escolha do ponto. As opções de quiosques costumam ser mais baratas do que a versão loja. É importante avaliar também, seu potencial de vendas, levando em conta se o seu ponto comercial estará próximo ao seu publico alvo.

Leve em consideração os concorrentes que já existem no Shopping, estude a faixa de preço trabalhada em produtos semelhantes e pense em algum diferencial para atrair o consumidor para você.

De modo geral, o grande fluxo de clientes, a presença de lojas ancôras, a segurança e a estrutura como um todo, compensa os custos do empreendimento.

Agora que você já considerou as vantagens e desvantagem de se ter franquia em shopping, é só escolher uma ótima oportunicade de negócio.

bottom of page